O microcimento está-se a revelar cada vez mais um material de eleição para os designers de todo o mundo. Depois do artigo publicado para a National Geographic por Drew Hendricks sobre as vantagens ecológicas dos pavimentos cimentícios (traduzido no nosso blog) vem agora a reputada marca francesa de mobiliário de luxo, Roche-bobois, apresentar a nova colecção com peças de mobiliário onde a mistura entre o microcimento, o metal, o vidro e a madeira predominam.
Em Portugal, temos vindo a notar este crescimento de ano para ano. E porquê? Porque o microcimento transmite personalidade e reflecte um marco diferenciador.
Em 2010, entre muitos outros projectos, estivemos no Restaurante Hemingway na marina de Cascais, um espaço requintado que tem recebido muitos elogios pela imprensa, quer da área da restauração quer da arquitectura. Em 2011, o atelier R2 Design recebeu quatro prémios pelo seu trabalho no Hotel Casa do Conto, Arts & Residence, foi distinguido com o galardão “Premier” pela International Society of Typographic Design (ISTD), o prémio de ouro dos European Design Awards 2011 e o Red Dot, na variante de design de comunicação. Também a Society of Environmental Graphic Design lhes atribuiu o prémio de mérito por considerar o trabalho desenvolvido na Casa do Conto um "projecto de design notável, pela integração do trabalho gráfico na arquitectura, bem como pela sensibilidade, compreensão e criatividade." Em 2012 temos dois projectos: um já terminado, mas cuja inauguração será para Março, e outro que é o Espaço Porto Cruz, no Cais de Gaia, ainda em execução, que se revelarão consolidadores desta nova tendência.